Alentejo | Do mar às serranias do Alto Alentejo
Viajar pelo Alentejo, a maior região de Portugal é uma experiência intensa caraterizada por uma variedade de paisagens naturais, património cultural, sabores e cores que vão desde as extensas praias do litoral de Grândola à melancolia das arribas do cabo Sardão, passando pelas vilas e aldeias históricas e a imensidão das paisagens do Baixo Alentejo. O norte Alentejo revela-se uma região de transição para a Beira Baixa com as suas serranias verdejantes e o rio Tejo como fronteira a norte.
Este mosaico de paisagens gera múltiplos tipos e produtos turísticos dos quais citamos alguns: Turismo de sol e mar, turismo cultural (património cultural da UNESCO como por exemplo Évora e Elvas), enoturismo, turismo de natureza, turismo militar (Elvas e Évoramonte).
Muito mais haverá para escrever sobre o Alentejo, que nunca se consegue percorrer e conhecer na totalidade numa só visita. Mas para já deixamos aqui estas sugestões para umas férias seguras e descontraídas longe de grandes multidões.
Alentejo Litoral
Grândola

O litoral de Grândola apresenta a maior extensão de praias do país. Desde Troia, passando pela praia da Comporta, praia do Carvalhal, praia da Galé e terminando na praia de Melides, são muitos as opções para quem pretende um turismo de sol e mar com areais extensos onde é possível manter o distanciamento social.
O litoral de Porto Covo apresenta pequenas praias bastante convidativas entre arribas com a ilha do Pessegueiro sempre no horizonte.
Onde ficar: Terra do Sempre | Ideal para famílias e com quartos temáticos é o local perfeito para umas férias memoráveis.
Vila Nova de Mil Fontes

Mais a sul o concelho de Odemira é magnífico com destaque para a extensa praia do Malhão, de areia branca ideal para quem procura sossego.
Em Vila Nova de Mil Fontes, local mais turístico do litoral de Odemira e onde desagua o Rio Mira pode usufruir da praia do Farol, ideal para famílias e mais a sul da praia das Furnas.
Onde ficar: Duna Parque Beach Club | está situado junto às dunas, a um passo da praia e a uma curta distância a pé do centro de Vila Nova de Milfontes.
Almograve e Zambujeira do Mar

Em Almograve é possível desfrutar de uma bela praia com formações dunares no topo das arribas rochosas de xisto. É também o local ideal para percursos pedestres pelas arribas.
Não poderíamos deixar de referir a Zambujeira do Mar, praia de pequenos areais rodeados de arribas. Na vila pode sempre optar por uma bela refeição de peixe fresco pescado pelos pescadores locais.
Onde ficar: Herdade do Touril | em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A 4 Km da Zambujeira do Mar, e das melhores praias da Costa Alentejana, pode desfrutar das suas férias numa das 5 casas da Herdade.
Baixo Alentejo
Castro Verde

Rumando ao interior sul a paisagem é dominada pela peneplanície alentejana e caracterizada por elevadas temperaturas no pico do Verão.
No concelho de Castro Verde, os amantes do birdwatching poderão observar na Reserva da Biosfera da Unesco a maior área e concentração de avifauna de estepe como a abetarda, o sisão e o francelho.
Onde Ficar: Casa dos Castelejos | a última casa de uma aldeia pitoresca - Monte do Guerreiro. Desfrute de uma paisagem sem fim, relaxante e aconchegante, que nos envolve de forma ternurenta, com a serenidade que a paisagem do Alentejo nos oferece.
Serpa

Dirigindo-se a nordeste ficamos a conhecer Serpa com as suas muralhas históricas com vestígios da ocupação moura, onde pode admirar as antigas portas fortificadas e a alvura do seu casario e provar o seu famoso queijo. Aqui poderá degustar a magnífica gastronomia alentejana: desde a açorda, migas, pratos á base de borrego e porco, sempre acompanhados de um bom vinho da região do Alentejo. Para os entusiastas do turismo de natureza o Parque Natural do Vale do Guadiana oferece imensos percursos com trilhos assinalados onde poderá observar a avifauna local (exemplo: aguia de Bonelli e peneireiro-das-torres) que é bastante visível e os matagais mediterrâneos.
Ainda no Baixo Alentejo poderemos visitar a vila de Cuba e entre adegas e tabernas tradicionais poderá degustar um bom petisco alentejano enquanto bebe um copo de vinho da talha.
Onde Ficar: Hotel Herdade do Vau | tem uma casa principal com uma arquitectura típica do Alentejo, que se compõe de uma grande sala com lareira e espaços criados para disfrutar de atividades como ler, jogar, descansar, relaxar,… também goza de um pátio, quadra de tênis, varandas, jardins, sala de refeições, cozinha e piscina.
Alentejo Central
Monsaraz

No Alentejo Central poderemos visitar a vila medieval de Monsaraz e a sua fortificação seiscentista. Do alto do seu castelo poderá deslumbrar-se com uma magnífica vista panorâmica sobre a albufeira do Alqueva.
Em toda esta região poderá visitar inúmeras adegas onde poderá degustar os vinhos da região, das quais destacamos: herdade do Esporão, Herdade das Servas e a Adega da Cartuxa.
Onde Ficar: Monte Alerta | localizado junto à Vila de Monsaraz é um verdadeiro oásis rodeado de jardins. A 2 km's da casa encontrará o Centro Náutico de Monsaraz, junto ao Grande Lago do Alqueva, local onde poderá praticar actividades relacionadas com a água.
Alto Alentejo
Elvas

Na zona raiana junto à fronteira com Espanha a cidade de Elvas tem todas as características para os turistas culturais: monumentos, história e património militar
Classificada pela UNESCO como “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, a cidade possui a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. A não perder o Aqueduto da Amoreira, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Muralhas Seiscentistas, Castelo e Igrejas com destaque para a Igreja e Santuário do Senhor Jesus da Piedade e Sé Catedral.
Onde ficar: Monte da Provença Hotel Rural | Um sítio onde simplesmente apetece estar e ser feliz e rodeado pela natureza!
O Norte Alentejo convida a atividades náuticas nas albufeiras do Maranhão em Avis e a Albufeira de Montargil no concelho de Ponte de Sôr.
Onde ficar: Lago Montargil & Villas 5* | A dois ou em família, para passear de bicicleta, de jipe ou a cavalo, pela marina junto à albufeira ou sobre as suas águas, a pescar ou de barco a remo ou vela.
Nisa

Mais a norte na região de Nisa a paisagem começa a ser de transição para a Beira Baixa. Aqui poderemos degustar o conhecido queijo de Nisa, sobretudo na vila de Tolosa e pratos como o arroz de cachola de Alpalhão; febrinhas da matança; sopa de sarapatel e conhecer a olaria e bordados típicos da região.
Para os amantes do turismo de Natureza os trilhos junto ao rio Tejo são uma excelente oportunidade para admirar o geomonumento das Portas de Rodão percorrendo o Trilho Da Mina De Ouro Do Conhal. Com sorte conseguirá observar uma cegonha preta, um abutre ou um grifo nos céus. Pode também aproveitar para conhecer o Caminho Português Interior De Santiago - Etapa De Nisa.
Onde ficar: Quinta dos Ribeiros | situa-se a cerca de 1 km da Vila de Alpalhão, no concelho de Nisa. Da sua localização, em pleno Alto Alentejo, avista-se a Serra de São Mamede a sul e pressente-se o Rio Tejo um pouco a Norte.