top of page

Beira Alta

As paisagens graníticas rudes e belas com vales encaixados marcam quase todo o percurso por esta região de conquistas e reconquistas que se perdem nos tempos. Como resultado ergueram-se magnificas vilas e aldeias erguidas em locais estratégicos. Da serra à zona raiana entre paisagens de névoas matinais, bosques de carvalhos e faias.

Uma gastronomia rica e forte com destaque para os enchidos, queijos e alimentos baseados no que a natureza nos oferece.

Serra da Estrela


O concelho de Manteigas é o cenário ideal para descobrir a serra da Estrela. O Vale Glaciar do Zêzere que se estende por treze quilómetros desde o Maciço Central da serra até à vila de Manteigas é um dos ex-libris da região. Nas vertentes de São Lourenço pode deslumbrar-se com um extenso bosque de faias que nesta estação exibe os seus tons dourados de Outono.

Nesta altura do ano começam-se a encontrar as primeiras castanhas, degustar um bom queijo da Serra da Estrela e provar a feijoca guisada com carnes de porco e as trutas do rio Zêzere e terminar com uma aguardente de zimbro.

Onde ficar | Vila Gale Serra da Estrela 4*

Este hotel na Serra da Estrela conta com 91 quartos, incluindo nove familiares, duas piscinas exteriores – uma para adultos e outra para crianças, com escorregas – e ainda uma piscina de hidromassagem exterior na qual pode relaxar enquanto aprecia a paisagem verdejante e respira ar-puro.


Guarda, Sabugal e Almeida


Seguindo em direção à Guarda, sente-se o ar puro e limpo da cidade mais alta de Portugal. A sua Torre de Menagem e a sua imponente Catedral Gótica em granito são motivos de visita.

Quanto à gastronomia o seu clima de feição continental e com invernos frios permite obter queijos e fumeiro de elevada qualidade. Também a castanha faz parte da gastronomia beirã e destacamos a sopa de castanhas. Quanto a outros pratos típicos poderá degustar o caldo de grão, as trutas e o bacalhau à conde da Guarda.

No concelho do Sabugal pode optar por visitar uma das cinco vilas medievais e os seus castelos: Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior.

Na Serra da Malcata, onde nasce o Rio Côa, oferece praias fluviais e açudes, permitindo a prática da pesca desportiva ou de lazer e usufruir das paisagens naturais com uma fauna e flora tipicamente mediterrânica.

Aproveite para provar a sua gastronomia rica em enchidos, pratos de caça e truta do rio Côa.

Outro local de destaque no distrito da Guarda é a vila amuralhada de Almeida com as suas muralhas em forma hexagonal, um excelente exemplo da arquitectura militar portuguesa. Também a aldeia histórica de Castelo Mendo com vista para o rio Côa e o seu casario quinhentista e pelourinho manuelino são locais a visitar. Os pratos de caça são o destaque da gastronomia e não pode deixar de beber uma ginjinha na “Casa da Amélinha” em Almeida.


Onde ficar | Casa da Lagariça

Casas de turismo rural em Sortelha. Aproveite os dias livres, venha conhecer a aldeia histórica de Sortelha e fique confortavelmente instalado na Casa da Lagariça ou na Casa da Calçada!


Figueira de Castelo Rodrigo


Rumo a Figueira de Castelo Rodrigo, é imperdível uma visita à autêntica aldeia de Castelo Rodrigo. Para norte onde o rio Águeda desagua no rio Douro a paisagem é agreste, mas bela e com uma fauna e flora endémica. Aqui o Rio Douro torna-se navegável para jusante a partir de Barca d’Alva.

Região de excelência para provar os azeites, mel, fumeiros e amêndoas. Na gastronomia destaque também para o “borrego da Marofa”

Destaque para a Reserva da Faia Brava com mais de 800 hectares que foi classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) como a primeira Área Protegida Privada do país e actualmente é também uma área-piloto do projecto europeu Rewilding.

Onde ficar | Colmeal Countryside Hotel 4*

Numa quinta dispersa por mais de 650 hectares, fica a histórica e desabitada aldeia do Colmeal. Escondido na Serra da Marofa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, o Colmeal Countryside Hotel é mais que um hotel rural.

Situado num espaço rural, respeita na sua traça arquitectónica as caraterísticas locais. Mas mais ainda respeita a tradição de bem receber com um novo olhar – o silêncio.


Vila Nova de Foz Côa


Em Vila Nova de Foz Côa destaque a área do Alto Douro Vinhateiro classificada pela UNESCO que apresenta uma riqueza paisagística e cultural, com vários percursos pedestres para conhecer melhor a região.

No Parque Arqueológico do Vale do Côa o maior museu ao ar livre do Paleolítico de todo o mundo onde podem ser visitadas as gravuras dos núcleos rupestres da Canada do Inferno (a partir de Vila Nova de Foz Côa), Penascosa (a partir de Castelo Melhor) e Ribeira dos Piscos (a partir de Muxagata).


Entre Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Coa encontramos Almendra onde poderemos conhecer o Solar setecentista dos Viscondes do Banho, característico solar Barroco.

Na gastronomia destaque para os vinhos encorpados do Douro. Os pratos à base de carne de porco, cabrito e caça são típicos da região. Não deixe de provar os doce à base de amêndoa e as súplicas.


Onde Ficar | Casa do Rio Wine Hotel - Vallado 4*

Localizada junto às vinhas que a Quinta do Vallado plantou no Douro Superior - em regime de agricultura biológica - é um local de grande beleza, onde se destaca o estado de conservação e a força da Natureza, o isolamento e o silêncio.

49 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page