top of page

Beira Baixa | Dos caminhos da raia à Serra da Estrela

Região com inúmeras aldeias e vilas históricas cujas origens perdem-se no tempo, com paisagens de montanha sublimes e uma gastronomia rica e variada com destaque para os queijos.

Rosmaninhal, Segura, Monfortinho e Penha Garcia




No Rosmaninhal, aldeia situada junto do Parque Natural do Tejo Internacional e de grande tradição popular e passado histórico pode efectuar passeios nos bosques de sobreiros e seguir até ao Rio Tejo onde poderá observar águias e abutres.


Por estradas estreitas e sinuosas chegamos a Segura, onde o Rio Erges marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Destaque para ponte romana que une Portugal a Espanha e pode também visitar os antigos moinhos.


Monfortinho, nascente termal com águas de valor terapêutico, conhecida como Fonte Santa e onde poderá usufruir da estância termal.


Penha Garcia: Povoação antiga associada à Ordem de Cristo localiza-se num afloramento quartzítico, com típicas casas de xisto e quartzite.

Do castelo resta apenas parte. Nas vertentes do rio Ponsul pode observar fosseis de trilobites que demonstram que aqui era oceano à cerca de 400 milhões de anos atrás. Pode visitar ainda as azenhas dão uma beleza agreste a esta aldeia raiana.

Em toda esta região poderá degustar os excelentes pratos de caça e o conhecido Queijo Amarelo da Beira Baixa.


Onde ficar: Casa dos Xarês - Localizado no Parque Natural do Tejo Internacional, freguesia do Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova e integrado no Geoparque Naturtejo este turismo rural com 5 quartos oferece uma paisagem desafogada e deslumbrante e é o local ideal para “vivenciar experiências na natureza e na ruralidade”.


Gardunha e os ares da Beira


Alpedrinha, vila do concelho do Fundão com as suas pitorescas casas de arquitectura granítica, possui vários monumentos e templos de valor significativo das quais destacamos Capela do Espirito Santo que data do século XIII e a Capela do Leão do século XVI são motivos de visita assim como o Chafariz Real ou Chafariz das Seis Bicas.


A aldeia histórica de Castelo Novo é uma excelente opção para visitar as suas casas apalaçadas e o seu castelo com mais de 800 anos. No cimo da Serra pode visitar a nascente das águas do Alardo.

Tempo também para degustar os doces à base de cereja do Fundão e o cabrito assado no forno de lenha.


Onde ficar: Casas da Alpedrinha Turismo Rural | Na vertente sul da Serra da Gardunha e longe das multidões e perto das tradições é o local ideal para apreciar a beleza natural da Beira Baixa.


Penamacor e Belmonte


Num morro granítico ergue-se Penamacor. As suas torres de Menagem e de vigia recordam-nos as suas tradições guerreiras dos tempos medievais. No reinado de D. Manuel I fixou-se aqui uma comunidade judaica. Seguindo em direcção ao extremo nordeste da Beira Baixa encontra-se a barragem de Meimoa onde pode contemplar toda a beleza da Serra da Malcata através a sua fauna - açores e águias-reais e flora - castanheiros, urzes e medronheiros.


Em Belmonte, conhecida pela sua comunidade judaica com mais de 600 anos que resistiu aos tempos da Inquisição praticando o seu culto de forma secreta. A não perder o castelo – Paço dos Cabrais, com a sua bonita janela manuelina, a Sinagoga e o Museu judaico de Belmonte.

Quanto à gastronomia aproveite para provar um arroz de lebre no pote e papas de carolo.


Onde ficar: Pousada de Belmonte | Situado no mosteiro medieval de Nossa Senhora da Esperança este encantador boutique hotel possui um restaurante que serve pratos tradicionais do distrito de Castelo Branco. Está localizado numa encosta da Serra da Esperança.


Unhais da Serra e Penhas da Saúde


No concelho da Covilhã com a vertente sul da Serra da Estrela cada vez mais perto poderá optar por conhecer Unhais da Serra onde é possível efectuar maravilhosos passeios nos caminhos rurais ladeados de muros graníticos ou optar por um mergulho na praia fluvial de unhais da Serra.


Já a nordeste e seguindo pela Nave de Santo António poderá optar por uma caminhada na montanha até às Penhas da Saúde através dos trilhos e percursos identificados. Poderá ainda aproveitar para degustar o queijo Serra da Estrela nas queijarias existentes na Serra.


Onde ficar: Puralã Wool Valley Hotel & SPA 4* | com uma decoração baseada na história da cidade da Covilhã e dos seus marcos identitários: os lanifícios, os fios, as lãs e a indústria, este hotel irá surpreender pelo seu conforto e simpatia.

134 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page