top of page

Tendências de viagem em 2021



Prever o futuro é impossível e o ano de 2020 provou isso mesmo com a volatidade no sector turístico como consequência da pandemia da Covid-19. Com as restrições de entrada em cada destino turístico a variarem conforme a evolução da pandemia grande parte dos viajantes perdeu a confiança em viajar.

De seguida apresentamos as tendências de viagem em 2021 para viajar com tranquilidade e confiança.


1. Viagens mais longas e experiências únicas

De acordo com um inquérito da Amadeus, 55 % dos viajantes pretende efetuar uma viagem de 14 ou mais dias e 60 % espera realizar menos viagens, o que sugere que o tempo de estadia nos destinos será maior, mas com menos viagens de avião. O objetivo será obter uma experiência nos destinos única, inesquecível e irrepetível.


2. Nômadas digitais e viajar para trabalhar


Para estes viajantes o wi-fi é um requisito fundamental para poder trabalhar a partir de qualquer região do mundo e no final do dia ainda poder descobrir o destino onde está alojado.

Deverá ficar atento a ofertas especiais para longos períodos de estadia onde poderá gozar de uns dias de férias e outros dias em teletrabalho, seja numa montanha ou junto a uma praia paradisíaca.

Destinos turísticos como as Barbados, Bermudas, Anguilla, Dubai, Estónia, Aruba, Croácia e Portugal estão a promover estadias de longa duração até um ano.


3. Fidelização do cliente e melhor serviço para todos


Actualmente para 40 % dos turistas (inquérito da Amadeus) a saúde, higiene e segurança são os principais fatores na escolha do destino turístico.

Assim os stakeholders estão a adaptar-se para dar resposta aos requisitos dos viajantes. Por exemplo a utilização da tecnologia contactless está a ser implementada nos hotéis da cadeia Hilton em vários serviços.

A Lufthansa está a providenciar testes covid-19 rápidos para alguns destinos antes do embarque.

Para os viagens em negócios o objetivo será oferecer viagens menos stressantes, mais seguras e produtivas.

Alguns destinos como por exemplo a Região Autónoma dos Açores vouchers de serviços turísticos de forma a fomentar a procura destes destinos e obtiveram também a certificação de destino seguro (European Best Destination) para os viajante sentirem-se seguros.



4. Foco na tecnologia


De acordo com o inquérito da Amadeus quatro em cada cinco viajantes afirma que a inovação e novas soluções tecnológicas aumentarão a sua confiança para viajar durante 2021.

As aplicações tecnológicas que melhorem a segurança das comunicações e pagamentos são fulcrais para aumentar a competitividade e confiança dos clientes.

Por exemplo a massificação da tecnologia contacteless em pagamentos é muito importante para aumentar a transparência e simplificar as vendas.

Também as aplicações móveis que notifiquem e alertem em tempo real os viajante sobre as restrições de viagem em cada país são muito valorizadas para a tomada de decisão antes de escolher um destino.

A realização de testes rápidos COVID-19 no aeroportos fomenta a vontade dos turistas em viajar e contribui para a não realização de quarentena nos destinos.


5. Comprar nas agências de viagens

No inicio da pandemia se teve uma viagem cancelada e teve de resolver todo essa situação sozinho sabe que teve perder imenso tempo que poderia ser poupado se tivesse escolhido uma agencia de viagens nas suas reservas.

Em tempos de incerteza, recorrer a uma agencia de viagens para marcação das suas férias é uma opção segura, uma vez que os agentes de viagens estão sempre atualizados sobre as restrições de viagem, têm um conhecimento detalhado de cada destino e obtêm acesso aos melhores preços de voos e hotéis.

Se a sua viagem tiver uma perturbação, poderá contar com o seu agente de viagem para resolver o seu problema. Com as regras e restrições de entrada em circulação em cada pais a alterarem várias vezes por mês, o recurso a uma agência de viagem será sempre uma bom opção para adquirir as suas viagens.


6. Impacto das viagens e a pegada ecológica

Os viajantes têm uma consciência ambiental cada vez maior na escolha dos destinos, hotéis e meios de transporte utilizados.

No inquérito da Amadeus 68% dos viajantes gostaria que o valor gasto nas suas viagens retornasse às comunidades que visitam, de forma a gerar valor local e contribuir para a preservação das culturas e recursos naturais.

A escolha de destinos que não estejam saturados de turistas ou a preferência de épocas do ano em os destinos mais visitados não estejam saturados contribui para evitar situações de gentrificação, descaracterização e poluição dos destinos turísticos.


Fonte: https://amadeus.com/en/insights/blog/six-trends-2021-travels-comeback

20 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page